Carregando...
DIARTNotícias

Ópera em Cartaz | Especial Temporada de Ópera FCS

A Fundação Clóvis Salgado dá continuidade à Temporada de Ópera on-line com o lançamento da exposição Ópera em Cartaz, primeiro evento da programação que contará com mostra on-line, acessada por essa página (banner abaixo) a partir do dia 29 de outubro de 2020, e também exposição presencial, com período expositivo do dia 3 de novembro (terça-feira) até o dia 13 de dezembro de 2020 (domingo), marcando a reabertura da PQNA Galeria Pedro Moraleida, no Palácio das Artes. A entrada do público no espaço seguirá as diretrizes do protocolo Minas Consciente de enfrentamento à disseminação da Covid-19, com horário reduzido, distanciamento social, higienização e demais medidas sanitárias. Esta mostra possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

Refletindo sobre a versatilidade e a riqueza de todas as expressões artísticas reunidas na produção operística, com um olhar especial e atento às artes gráficas, a exposição Ópera em Cartaz reúne 14 cartazes emblemáticos produzidos pela FCS desde a década de 1970. A mostra possui curadoria da Gerente de Artes Visuais da FCS, Uiara Azevedo, em parceria com Renata Fonseca, também da equipe da Gerência.

 Ópera para sentir – A versão digital e a versão presencial da mostra partem do mesmo princípio organizacional, que categoriza os cartazes pelas Escolas Alemã, Italiana e Francesa, além das Óperas Brasileiras. Para as curadoras, a divisão é uma forma de tornar a mostra didática e democratizar o acesso do grande público à história da ópera.

A mostra presencial também contará, além dos cartazes, com a exibição de um figurino da ópera La Traviata, de Guiseppe Verdi, obra mais apresentada pela Fundação Clóvis Salgado desde a inauguração do Grande Teatro CEMIG Palácio das Artes, em 1971. Na versão digital da mostra, os visitantes poderão conferir um vídeo da canção Libiamo!, gravado durante a apresentação de La Traviata em 2018, no Palácio das Artes, assim como uma playlist especial com as principais árias de óperas como CarmenRomeu e JulietaLa Bohéme, entre outras. Da galeria, o visitante poderá acessar a playlist por meio de um QR Code.

Essa mostra é mais uma ação que amplia e difunde as produções operísticas da FCS, bem como reflete sobre a importância da ópera na cultura brasileira e a preservação e conservação da memória.

Protocolos de segurança – Seguindo as orientações do programa Minas Consciente, protocolo para a retomada econômica de Minas Gerais, a Fundação Clóvis Salgado estabeleceu uma série de normas para a volta das atividades de suas galerias de forma segura. Para evitar aglomerações, a galeria contará com sinalização nas áreas externas e internas para garantir distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas durante a visitação. O uso de máscaras – tanto para visitantes quanto funcionários – será obrigatório.

Todos os ambientes do Palácio das Artes serão higienizados diariamente antes da abertura ao público e serão disponibilizados tapetes para a limpeza de calçados, assim como álcool em gel 70% para desinfecção das mãos. Para garantir maior segurança dos visitantes, a entrada de sacolas, mochilas e afins não será permitida para diminuir a contaminação dos espaços.

Temporada de Ópera on-line da Fundação Clóvis Salgado  Em 2020, período em que se une o começo da celebração dos 50 anos da Fundação Clóvis Salgado aos novos desafios e conquistas no universo digital, a tradição dos encontros com a arte operística toma diferente forma por meio da inédita Temporada de Ópera on-line. Planejada para o ambiente digital, a programação inaugura um novo modo de fazer, difundir e refletir sobre a ópera no Brasil e na América Latina, trazendo uma programação de debates, aulas, palestras, mostra de cinema, exposição de artes gráficas e exibição de vídeo inédito dos Corpos Artísticos da FCS.

Esse evento é realizado pela SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA / MINISTÉRIO DO TURISMO, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA, pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS, FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO e INSTITUTO UNIMED. E tem a APPA ARTE E CULTURA como co-realizadora. Conta ainda com a CEMIG e UNIMED, como patrocinadores Master do projeto e VIVO, USIMINAS e INSTITUTO USIMINAS como patrocinadores.

 INFORMAÇÕES GERAIS 
 O quê? Exposição Ópera em Cartaz
 Quando? 29/10 – 13/12
 Onde? Online
 Entrada? Gratuita
 Informações para o público (31) 3236-7400