Carregando...
CefartNotícias

Me Mostra

De 27 a 31 de maio, a Fundação Clóvis Salgado realiza a quarta edição do Me Mostra – Mostra de cenas curtas do curso técnico de Artes Dramáticas do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, as atividades acontecerão no Teatro João Ceschiatti e no Jardim do Palácio das Artes. Além de contar com número recorde de propostas inscritas, 23 cenas, todas foram aprovadas e serão distribuídas nos cinco dias de programação. Trata-se de um importante evento para debater a representatividade do artista negro nas artes cênicas, por meio de intervenções teatrais.

Acesse a PROGRAMAÇÃO.

A mostra ocorre semestralmente, e a quarta edição será a maior já realizada até então. Produzida em sua totalidade pelos alunos dos três anos do curso de Teatro do Cefart, o será realizado no Teatro João Ceschiatti e no Jardim do Parque, localizado próximo ao Parque Municipal Américo Renée Giannetti. Toda a programação da mostra é gratuita.

De acordo com Anneliese Motta, aluna do segundo ano do curso de Teatro, a realização desta edição do Me Mostra representa a consolidação de uma iniciativa dos alunos. A estudante também aponta a realização da mostra como uma forma de diálogo entre diferentes gerações do Cefart. “A Me Mostra chega a um momento de crescimento e consolidação. São cenas de alunos com participação de todas as turmas, do 1º ao 3º ano, e de ex-alunos convidados de várias gerações do Cefart, sejam aqueles que já estão no mercado há muito tempo ou aqueles que acabaram de entrar”, revela.

No total, são mais de cem pessoas envolvidas na mostra, que não tem curadoria e abre espaço para diferentes propostas dos alunos. Mesmo não tendo um tema central que atravessará todas as cenas, como ocorrem nas edições do segundo semestre, a Me Mostra contará com intervenções que ressaltam a visibilidade do povo negro no teatro, com citações e referências a artistas e espetáculos que se baseiam na luta diária dessa população. As intervenções serão realizadas antes das apresentações de cada dia.

Para a aluna do segundo ano do teatro, Letícia Ângelo, essa ação se consolidou na edição 2019 da Me Mostra por uma urgência da temática negra em produções artísticas do Cefart. “Por muitas vezes, as pessoas não enxergam esses artistas, que são tão poucos. É importante a gente mostrar isso em um momento em que se reúne toda a equipe e gente de fora. Mostrar que estamos no palco, estamos presentes”, diz a estudante.

Fazer teatral – É comum entre os alunos do Cefart ressaltar a importância da Mostra como forma de contato inicial dos alunos com os palcos. “As atividades práticas do curso acontecem apenas no terceiro ano, durante a produção do espetáculo de formatura. A ME–Mostra é um espaço importante para estarmos em contato com a prática teatral desde o início, sendo uma importante preparação para o mercado de trabalho. A grandiosidade da mostra demonstra a vontade e a seriedade dos alunos”, comenta Giulia Haua, aluna do 2º ano.

Além de um contato inicial com o universo das artes cênicas, a Mostra tem sido um importante espaço de experimentação tanto para alunos quanto para os atores profissionais. “A mostra vem se consolidando como um importante espaço de experimentação. As cenas curtas têm saído daqui e ido para mostras externas, como o Festival do Galpão Cine Horto e A-Mostra.lab”, completa a aluna Anneliese.

A antiga Me Mostra Livre, renomeada em 2018 para Me Mostra, foi realizada pela primeira vez em 2017 a partir da necessidade dos alunos vivenciarem experiências de criação desde o início do curso, num espaço experimental, criador e democrático, que contribuísse para a formação profissional. Para Kaka Corrêa, aluno do 3º ano e um dos idealizadores da mostra, a existência de um espaço para criar e testar as pulsões artísticas é incrível.

“A Mostra nasceu de conversas em sala de aula sobre a necessidade de um evento assim na cidade e na escola e, hoje, ver o crescimento da mostra e a participação de tanta gente, revela que estamos no caminho certo. Enquanto artistas e estudantes, precisamos lutar por espaços como a Me Mostra, que são conquistados por nós e importantíssimos. Acreditamos na força do coletivo”, exalta Kaká Corrêa.

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura. 

 INFORMAÇÕES GERAIS 

 O quê? Me mostra
 Onde? Teatro João Ceschiatti | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte
 Quando? 27/05 – 31/05 | Segunda a sábado 10h às 21h | Domingo 17h às 20h
 Entrada? Gratuita
 Informações para o público: 3236 -7400