Carregando...
CefartNotícias

Concerto Big Band | Cefart

O ano de 2019 tem sido intenso para a Big Band Cefart, grupo musical criado para desenvolver as habilidades dos alunos dos cursos de instrumento do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado. Após estudos, ensaios e apresentações, dia 31 de outubro, às 20h, no Teatro João Ceschiatti, será o momento da Big Band Cefart encerrar o ciclo anual em grande estilo, com a apresentação do concerto de final de ano. Uma oportunidade para o público conferir a síntese do trabalho musical do grupo desenvolvida em 2019.

Regida pelos professores Camilo Christófaro (contrabaixo) e Harrison Santos (saxofone) sob coordenação geral do professor Pacífico Júnior, a proposta da Big Band Cefart concilia atividades de caráter artístico e pedagógico, buscando inspiração no formato das big bands, as famosas orquestras de jazz. Além disso, o grupo, que conta com 23 músicos, tem cumprido um papel extremamente relevante na formação dos alunos, habilitando-os para a performance, improvisação e interpretação de música popular, diversificando, assim, seus caminhos de inserção no mercado de trabalho.

“O foco do nosso trabalho é que os alunos desenvolvam aspectos diversos do instrumento trabalhando tanto a parte técnica quanto a parte estética. O objetivo é que eles tenham uma vivência musical para se profissionalizarem”, explica o professor Camilo Christófaro, que será o responsável pela gravação da apresentação. Já a regência deste concerto ficará a cargo do professor Harrison Santos, uma vez que a proposta do projeto é que os dois professores intercalem a condução do grupo nas apresentações.

O repertório da Big Band Cefart é composto da vasta sonoridade e textura do jazz tradicional e contemporâneo, passando pelo samba, salsa, bossa nova, soul e funk americano. “O músico não pode se prender a um estilo ou vertente. Ele precisa ter a facilidade de transitar por vários gêneros. Como a Big Band é um grupo popular e não erudito, essa vivência ajuda muito neste desenvolvimento. Proporciona mais possibilidades”, ressalta Rafael Manteiga, trompetista da Big Band e aluno do Cefart há quatro anos.

REPERTÓRIO

All of me

Seymor Simons e Gerald Marks

My Favorite Things

Richard Rodgers

Lamento

Pixinguinha

Manhã de Carnaval

 Luiz Bonfá

Só Danço Samba

Tom Jobim

Sweet Caroline

Neil Diamond

Mambo Inn

Mario Bauza

Summertime

George Gershwin

FICHA TÉCNICA DA BIG BAND CEFART

Coordenação geral – Pacífico Júnior

Regência – Camilo Christófaro

Regência – Harrison Santos

Sax Alto – Ari Tavares

Sax Alto – Felipe Aguiar

Sax Alto – Mário Hortêncio

Sax Tenor – Marcelo Teixeira

Sax Tenor- Dayane Carvalho

Sax Tenor – Cláudia Sampaio

Sax Baritono: Roberto Oliveira

Trompete – Thiago Almeida

Trompete – Rafael Manteiga

Trompete – Duda Reis

Trompete – William Santos

Trompete – Marcos Ferreira

Trombone – Weslley Aranda

Trombone – Vinicius Fagner

Trombone – Clarissa Vagalume

Trombone – Isaac Macedo

Guitarra – Iago Confort

Guitarra – Vítor Gontijo

Baixo – Paulo Cardoso

Baixo- Gilberto Júnior

Piano – Italo Fernando

Bateria – Thiago Fernandes

Bateria – Gih Guerci

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

 INFORMAÇÕES GERAIS 
 O quê? Concerto Big Band | Cefart
 Onde? Teatro João Ceschiatti | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte
 Quando? 31/10, às 19h
 Entrada? Gratuita.
 Informações para o público: (31) 3236-7400