Carregando...
CefartNotícias

Inscrições Abertas | Cursos de Extensão do Cefart | Escola de Teatro

A Fundação Clóvis Salgado abre o processo seletivo para os Cursos de Extensão gratuitos da Escola de Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. Ao todo são oferecidas 120 vagas, e os candidatos devem preencher o formulário de inscrição do dia 30 de setembro (quarta-feira) até o dia 7 de outubro de 2020 (quarta-feira). Como medida temporária de prevenção, enfrentamento e contingenciamento da epidemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), os Cursos de Extensão serão ofertados na modalidade de aulas remotas (on-line). Este evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

As aulas remotas serão realizadas por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual. É responsabilidade do estudante dispor dos equipamentos e da conexão necessária para participar dos cursos. Poderão ser utilizados mecanismos de webconferência, por meio de plataformas online como ZoomGoogle Meet e Skype.

Processo Simplificado 04/2020 | Cursos de Extensão em Teatro

Acompanhe as etapas do Processo Seletivo:

Inscrições: De 30 de setembro a 07 de outubro de 2020

Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdU_prPWuG6XMC5Uf5Ve-HtPFBfN8T_T-5vVjCsKpHOJHx2SQ/viewform

Processo Seletivo: As/os candidatas/os serão avaliados por carta de intenção, apresentada no momento da inscrição.

Resultado: 13 de outubro de 2020

Matrículas: até o dia 15 de outubro

Início das aulas: a partir de 20 de outubro de 2020

Seleção – Os candidatos serão avaliados em etapa única, constituída de Carta de Intenção, com pontuação de 100 pontos. A carta de intenção deverá ter no máximo uma lauda e deverá descrever por qual motivo o candidato se interessou pelo curso escolhido.

Resultado e matrícula – O resultado contendo a relação dos candidatos habilitados para matrícula no curso estará nesta página a partir das 18 horas do dia 13 de outubro 2020. Para confirmar a participação no curso, os candidatos habilitados deverão apresentar os documentos digitalizados solicitados no Processo Simplificado até o dia 15 de outubro de 2020.

Como medida temporária de prevenção, enfrentamento e contingenciamento da epidemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), a apresentação dos documentos dos candidatos selecionados será virtual e os procedimentos para este procedimento estarão disponíveis junto ao resultado final publicado no site da FCS, em 13 de outubro de 2020.

Cursos ofertados:

Artes do Corpo e Cognição: Registros em movimento (20 vagas)

Docente: Bruno Maracia

Carga horária30h (20h síncronas e 10h assíncronas)

Período10/11 a 04/12

Dia e horário: Terça e sexta-feira, de 14h30 às 17h

Ementa: O curso tem o objetivo de ser um espaço do fazer/pensar sobre as principais contribuições da interface entre artes do corpo e neurociências. Instigado pela abordagem metodológica da crítica genética que investiga registros de artistas, o curso discutirá sobre mente e corpo, sensação e percepção, emoção, memória, simulação incorporada e performatividade, a fim de ampliar o entendimento do corpo em movimento.

Ciranda de Yoko (20 vagas)

Docente: Elba Rocha Vieira

Carga horária: 21 horas

Período: 27/10 a 02/12

Dia e horário: Terças, 14h30 às 17h

Ementa: Destina-se a qualquer pessoa interessada no exercício poético a partir das palavras pausa, pressa, espaço e tempo. Movidas por provocações do Livro de Instruções de Yoko Ohno, dedicaremos momentos do dia para observação do espaço e do tempo, recriaremos essas observações em instruções performativas que serão intercambiadas entre participantes, estabelecendo uma comunidade de criação e realização de ações performativas, tendo como suporte as linguagens artísticas propostas pelos participantes.

O teatro da ausência (20 vagas)

Docente: Rogério Araújo

Carga horária: 20h (12h síncronas e 8h assíncronas)

Período: 23/10 a 04/12

Dia e horário: Sextas de 9:30 às 11:30h

Ementa: O curso tem por objetivo analisar espetáculos criados e apresentados com distanciamento social. Será realizado um panorama de parte da criação teatral brasileira feita no período da pandemia, levantando as propostas e soluções encontradas pelos grupos e artistas da cena. A cada encontro teremos a participação de um(a) convidado(a) profissional da área teatral instigando a reflexão a partir de seu ponto de vista.

Processos de criação em Butoh (20 vagas)

Docente: Carolina de Pinho

Carga horária total do Curso: 12 horas

Período: 17/10 a 08/11

Dia e horário: Terças, de 19h às 21h

Ementa: Esse curso irá se realizar como um espaço de experimentações corporais inspiradas nas matrizes poéticas do Butoh. A proponente irá compartilhar alguns processos criativos trazidos de suas vivências em Butoh com Yoshito Ohno, Dorothy Lenner, Emilie Sugai, Éden Peretta, Ana Medeiros, Hiroshi Nishiyama e Thiago Abel, bem como da pesquisa de doutorado que realiza nesse momento, sobre Takao Kusuno.

Paisagens Sonoras do meu (20 vagas)

Docente: Istéfani Pontes

Carga horária: 18h (12h síncronas e 6 assíncronas)

Período: 5 encontros | 3h semanais | 21/10 a 25/11

Dia e horário: Quarta-feira, de 9h30 às 11h30

Ementa: O curso destina-se na sensibilização e na construção de paisagens sonoras poéticas que circundam o espaço físico do aluno, bem como a poética do seu eu interior. Pretendemos ampliar as nossas percepções sonoras e construir narrativas poéticas ao abordar aspectos das sonoridades, como a palavra, as sonoridades vocais, as sonoridades externas e a sonoplastia nos afazeres cotidianos de cada aluno.

Olhares sobre o corpo em criação (20 vagas)

Docentes: Carolina de Pinho e Bruno Maracia

Carga horária: 12 horas (8 horas síncronas e 4h assíncronas)

Período: 20/10 a 10/11

Dia e horário: Terças-feiras de 19h às 21h

Ementa: Esse curso irá abordar olhares sobre o corpo no fazer artístico, por meio de diferentes perspectivas. Iniciaremos com o olhar da neurociências, que tem se feito muito presente em pesquisas sobre dança e corpo em expressão.  Seguiremos trazendo outros pontos de vista, trazidos pelas perspectivas de Jerzy Grotowski e do Butoh, com seus olhares particulares sobre o(s) corpo(s), que irão influenciar diretamente em seus processos de criação.