Carregando...
Notícias

APPA – Arte e Cultura – e Iepha/MG promovem debates sobre Educação Ambiental e a Educação para o Patrimônio

No mês em que se comemora o Dia Mundial Meio Ambiente, a organização social e órgão público convidam doutores e mestres de áreas como biologia, história e sociologia para rico debate, ao vivo

Inspirados pelo projeto lançado na ONU – Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas – a APPA – Arte e Cultura e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) promovem dois webinários, mediadas pelo o Diretor de Promoção do Instituto, Luis Mundim. A estreia está marcada para a próxima segunda-feira, 14 de junho, às 19h . A entidade de gestão cultural e o órgão estadual convidamh especialistas para debaterem os propósitos convergentes entre a Educação Ambiental e a Educação para o Patrimônio, como a preservação, a conservação e a apropriação. Os seminários online celebram o Mês do Meio Ambiente.

Os webinários

No próximo dia 14, segunda-feira, o presidente da APPA, Xavier Vieira, e o presidente do Iepha/MG, Felipe Pires, abrem o primeiro webinário às 19h, no canal do YouTube do Iepha/MG. O tema de estreia Fazenda Boa Esperança: a relação do tombamento com a regeneração de uma área verde será apresentado por Patrícia Oliveira, pós-doutoranda em Ciência Biológicas (UFMG), ex-membro da Curadoria Botânica no Jardim Botânico Inhotim e integrante da coordenação de curso de pós-graduação da PUC Minas.

O webinário abordará a importância que o tombamento da Fazenda Boa Esperança, em Belo Vale (MG), teve para a regeneração e conservação dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, a partir do estudo de mapeamento da cobertura vegetal da região.

Na sexta-feira, dia 18, acontece o segundo webinário, às 17h, com o tema Jardins históricos: potencialidades para as áreas verdes na cidade. O debate terá foco em estratégias para potencializar o uso de áreas verdes nas cidades, abordando a importância de valorizar e preservar esses espaços de convívio e fruição da paisagem cultural na qual todos estamos inseridos.

Participam da discussão, Cristiane Maria Magalhães – Doutora em História (Unicamp), Diretora Técnica na AME Cultura, criadora e administradora da página e do grupo virtuais dos Jardins Históricos Brasileiros; Mário Chagas – doutor em Ciências Sociais (UERJ), museólogo e poeta. Diretor do Museu da República e professor da Unirio e da ULHT. Um dos criadores do Instituto Brasileiros de Museus (IBRAM). Presidente do Movimento Internacional para uma Nova Museologia. E Vanessa Barboza de Araújo, : historiadora e Mestre em Educação, atua na área de Educação Patrimonial e Cidades Educadoras e coordena o Museu Casa Kubitschek, ganhador do Prêmio Darcy Ribeiro 2019/IBRAM pelo projeto “O Jardim e o Museu”.

Os dois webinários contarão com intérpretes de Libras.

>>INFORMAÇÕES GERAIS<<

 O quê? Seminários online – Mês do Meio Ambiente!
 Quando? 14/06 e 18/06
 Entrada? Gratuita
FONTE: Appa