Carregando...
DIPRONotícias

LIVE TIRA-DÚVIDAS | 2º Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e Fotografia

Para esclarecer dúvidas acerca das inscrições para a segunda edição do Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e do Prêmio Décio Noviello de Fotografiaa Fundação Clóvis Salgado realiza uma live pela página da instituição no Instagram, no dia 29 de junho de 2021 (terça-feira), às 19h. O bate-papo será guiado por Uiara Azevedo, Gerente de Artes Visuais da FCS, com mediação de Renata Fonseca, da Equipe da Gerência de Artes Visuais da FCS. A conversa partirá de dúvidas enviadas ao e-mail da Gerência (artesvisuais@fcs.mg.gov.br), perguntas recebidas por meio da página da FCS no Instagram, além de questões frequentes sobre o Prêmio. Os artistas, curadores, coletivos ou propostas coletivas, podem se inscrever até o dia 19 de julho de 2021 (segunda-feira), de forma gratuita e exclusivamente virtual.

A premiação contemplará dois projetos para o Palácio das Artes – galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, e dois projetos para a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, permitindo o acesso do público a diferentes linguagens artísticas, mostras relevantes e de qualidade reconhecida. O edital do Prêmio está disponível no site da FCS e no site da APPA.

Inscrições para o Prêmio – As inscrições para o Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e Prêmio Décio Noviello de Fotografia são gratuitas e serão realizas de forma exclusivamente digital. Os trabalhos devem ser submetidos através da plataforma on-line SEI (Sistema Eletrônico de Informações), e para se inscrever é preciso criar um usuário externo. Em um prazo de 48h o cadastro do usuário é validado, e os trabalhos já poderão ser anexados. Todas as orientações sobre o processo de inscrição, a documentação exigida e o link para acesso à plataforma estão disponíveis no site da Fundação Clóvis Salgado: www.fcs.mg.gov.br.

Podem se inscrever artistas, curadores, coletivos ou propostas coletivas de brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência no Brasil. Os prêmios para cada modalidade foram ajustados, sendo R$10.000,00 (dez mil reais) para cada exposição coletiva e R$8.000,00 (oito mil reais) para as individuais, além de transporte de obras, montagem e divulgação da exposição pelas equipes de Artes Visuais e de Comunicação da Fundação Clóvis Salgado. A Instituição também garantirá a publicação de um catálogo das exposições. Dúvidas sobre o edital ainda podem ser esclarecidas pelo e-mail artesvisuais@fcs.mg.gov.br.

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Seleção do Edital, que contará com a participação de profissionais convidados, com notória especialização em Artes Visuais. Serão avaliados os portfólios dos inscritos e os projetos apresentados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido.

A divulgação do resultado da seleção no site da FCS e site da APPA está prevista para o dia 3 de agosto de 2021, com prazo para solicitação de recursos de 4 de agosto até 10 de agosto de 2021. O Resultado final do Prêmio será divulgado no dia 12 de agosto de 2021. O cronograma de montagem das exposições pode sofrer alterações de datas ou interrupção do período expositivo devido à pandemia da Covid-19. As alterações estão sujeitas aos decretos de cunhos municipais, estaduais ou federais, dos quais a Instituição seguirá conforme protocolos de segurança.

Live 2º Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e Prêmio Décio Noviello de Fotografia é realizada pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado, e  correalizada pela Appa – Arte e Cultura. É patrocinada pela Cemig e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.