Carregando...
Notícias

7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento

As inscrições para o 7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento estão abertas a partir de hoje, 22 de julho de 2021 (quinta-feira) e seguem até o dia 9 de setembro de 2021 (quinta-feira). O Edital dá continuidade à parceria entre o Cine Humberto Mauro e o BDMG Cultural, unidos pelo fomento da cadeia produtiva do setor audiovisual mineiro. A parceria entre as instituições tem como objetivo premiar e estimular o trabalho de profissionais independentes através de curtas inéditos.

ACESSE AQUI O EDITAL DO 7º PRÊMIO BDMG/FCS DE ESTÍMULO CURTA-METRAGEM DE BAIXO ORÇAMENTO

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

A nova edição do Prêmio propõe aos realizadores o desafio de pensar um Cinema de Invenção, conforme o conceito estabelecido pelo cineasta Jairo Ferreira (1945 – 2003). O marco do Cinema de Invenção é o pensamento voltado à produção experimental, e, no contexto do Prêmio, surge como um estímulo aos processos criativos cujas propostas estéticas e conceituais utilizem meios de produção de baixo custo, popularizados com o acesso à tecnologia digital. A temática é livre, contando que os proponentes tenham realizado os curtas-metragens respeitando as condições de isolamento social.

Os candidatos devem realizar a inscrição de um curta-metragem inédito e finalizado, contando com uma estrutura mais simplificada de produção – as filmagens podem ser feitas inclusive por aparelhos celulares, com duração máxima de 10 minutos. 20 curtas-metragens serão premiados com o valor de R$ 6.000,00 cada. A decisão de conceder o prêmio a obras já finalizadas tem o objetivo de encurtar o tempo de produção e acelerar o processo do recebimento do recurso disponível para a ação.

Todos os filmes premiados serão exibidos em plataformas on-line e em mostras gratuitas e presenciais no Cine Humberto Mauro. As exibições presenciais serão realizadas tão logo as instruções para o enfrentamento do COVID-19 determinarem os protocolos sanitários para a realização segura de tal atividade.

“O Edital de curtas-metragens de baixo orçamento chega em sua 7ª edição e reafirma o compromisso do BDMG Cultural e da FCS em estimular a produção audiovisual de Minas Gerais. Atravessamos uma pandemia que faz com que o setor cultural se reinvente a todo instante; e isso também impacta os modos de produção e os processos artísticos de filmes”, ressalta Gabriela Moulin, diretora-presidente do BDMG Cultural.

Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, a continuidade desse Edital é fundamental para o estímulo à cadeia produtiva do audiovisual em Minas Gerais. “Buscamos estimular a diversidade, a experimentação e a liberdade na linguagem cinematográfica. Os debates em torno do Cinema de Invenção, já tão estimulados pela programação do Cine Humberto Mauro, se tornam ainda mais potentes por meio do Prêmio, que une a expertise de duas grandes instituições mineiras. O estímulo aos realizadores se dá pelo fomento, mas também pela difusão dessa produção, por meio do Cine Humberto Mauro e da plataforma streaming CineHumbertoMauroMais”, comemora a presidente.

 

Inscrições e seleção

Poderão concorrer ao 7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Curta-Metragem de Baixo Orçamento como proponentes apenas pessoas jurídicas, incluindo MEI, cujos sócios ou responsáveis legais sejam profissionais do setor audiovisual residentes em Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente a partir do preenchimento de formulário online, cujo link estará disponível no site do BDMG Cultural (www.bdmgcultural.mg.gov.br) e da FCS (www.fcs.mg.gov.br). Os proponentes poderão inscrever apenas uma proposta cada, e devem anexar ao formulário a documentação solicitada no Edital.

A análise e seleção das propostas inscritas serão feitas por uma Comissão de Seleção, especialmente indicada para esse fim, pelo BDMG Cultural e pela FCS. O julgamento terá como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que utilizem criativamente de meios de produção a baixo custo; a relevância conceitual; a inovação; e o impacto social e cultural. O resultado final está previsto para ser divulgado nos endereços eletrônicos do BDMG Cultural e da FCS até o dia 27 de outubro de 2021.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, do BDMG e BDMG Cultural, apresentam o 7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de estímulo ao curta-metragem de baixo orçamento. As atividades da Fundação Clóvis Salgado tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, viabilizado pelas Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, e da AngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; e da Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, patrocínio ouro..

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

História do Prêmio

Criado em 2013, o Prêmio é uma parceria entre a FCS e o BDMG Cultural, que visa incentivar a produção audiovisual em Minas Gerais ao oferecer aos realizadores a possibilidade de desenvolver novas propostas estéticas e conceituais que utilizem ferramentas tecnológicas de baixo custo e fácil acesso para sua produção. O Prêmio nasceu com o objetivo de complementar o estímulo à cadeia produtiva do audiovisual pela FCS, com apoio à produção, que se juntou à difusão, promoção e formação já incorporados na atuação do Cine Humberto Mauro e ao conjunto de premiações e atividades formativas do BDMG Cultural. Ao longo das últimas 6 edições, o Prêmio reconheceu mais de 40 realizadores mineiros e viabilizou curtas-metragens que foram premiados em festivais nacionais e internacionais.

>>INFORMAÇÕES GERAIS<<

 O quê? 7º Prêmio BDMG Cultural
 Quando? 22/07 – 09/09
 Onde? Sites BDMG Cultural e da FCS
 Entrada? Gratuita
 Informações para o público (31) 3236-7400