Carregando...
CefartNotícias

Segunda edição da MOSTRA LABIRINTO conta com tour virtual exclusivo

A Fundação Clóvis Salgado, por meio da Escola de Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), e a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, promovem a Mostra Labirinto, composta por uma incursão virtual em instalações artísticas e pílulas performáticas que tem como mote a mitologia do labirinto. Para divulgar os trabalhos realizados pelos alunos durante o curso, a segunda edição da Mostra acontece a partir do dia 1º de agosto de 2021 (domingo) por aqui e pelo Canal da FCS no Youtube.

A Mostra Labirinto consiste em um passeio virtual, lúdico e técnico, exibindo a estrutura e a dinâmica de dois espaços no Palácio das Artes, a Sala Juvenal Dias e o Teatro João Ceschiatti. Durante o percurso, os espectadores da mostra virtual conhecerão os trabalhos realizados pelos alunos do curso de Tecnologias da Cena, que envolvem vários elementos: som, luz, cenografia, figurino e produção audiovisual.

tour apresenta detalhes arquitetônicos e técnicos dos teatros, abordando a estrutura logística tanto no aspecto social quanto no funcionamento dos equipamentos, sempre de forma didática. Durante a Mostra, será apresentado, por meio de gravação um breve espetáculo musical, com o intuito de exibir as especificações do processo de captação de áudio e som. Todas as medidas sanitárias foram tomadas pela equipe técnica para a segurança de todos os envolvidos durante as gravações.

 

Percorrendo o Labirinto

 

A Mostra Labirinto é dividida em quatro etapas. O primeiro vídeo consiste em um tour virtual por alguns espaços do Palácio das Artes, que tem início na portaria principal e segue até o Teatro João Ceschiatti e a Sala Juvenal Dias. Segundo Fabrício Martins, Gerente de Extensão do Cefart, os vídeos são uma forma de manter o conceito original da primeira versão da mostra, que foi realizada de forma presencial em vários espaços do Palácio das Artes. “Os vídeos destacam os aspectos arquitetônicos e logísticos dos espaços, em uma espécie de tour que mantém o conceito do próprio labirinto”, conta Martins.

Passeio Virtual:

 

O segundo vídeo é focado nos bastidores da cena artística, e evidencia os aspectos de produção dos alunos da Escola de Tecnologia da Cena de forma didática. Nessa produção, os espectadores poderão percorrer de forma remota os camarins, palcos, coxias e plateias da Sala Juvenal Dias e Teatro João Ceschiatti. Também serão mostrados os espaços de manutenção, os aparatos técnicos, as salas de som e luz, e mais alguns detalhes arquitetônicos dos espaços.

Bastidores da Cena:

 

O terceiro vídeo evidencia a prática do trabalho em Tecnologia da Cena: uma performance de música e dança foi feita e, concomitantemente, o trabalho dos técnicos é mostrado enquanto o espetáculo é executado. A gravação valoriza os aspectos visuais e sonoros em detalhes, mostrando os bastidores de uma montagem. Segundo Fabrício Martins, que também participa da performance como dançarino, “o objetivo dessa proposta é atrelar o espetáculo ao trabalho dos alunos de forma ainda mais direta. O videoclipe contará com a participação de músicos e bailarinos, que interpretarão um tango”, conta.

Performance de música e dança:

 

O quarto produto da Mostra Labirinto reúne modelos de SketchUp, um software para a criação em 3D no computador. Segundo Fabrício, “o SketchUp permite que alunos criem e estudem, de forma exclusivamente digital, toda a cenografia e iluminação de um espaço. É uma simulação da montagem no espaço físico, que ajuda os estudantes a compreenderem como os elementos audiovisuais e cenográficos serão dispostos na cena”, destaca. O público terá acesso à parte dos modelos através do segundo vídeo da Mostra, referente aos bastidores da cena artística.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, e a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, apresentam a “Mostra Labirinto”. A mostra tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, viabilizado pelas Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, da AngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

 

>>INFORMAÇÕES GERAIS<<

 O quê? Mostra Labirinto
 Quando? A partir do dia 01/08
 Entrada? Gratuita
 Informações para o público (31) 3236-7400