Carregando...
CefartDIPRONotícias

Prazeres | Mostra On-line do Cefart

Imagem da obra “Prazer Encarnado”, de Alvimar Neri Pinto.

A Fundação Clóvis Salgado, por meio da Escola de Tecnologia da Cena, do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, apresenta a mostra virtual ‘Prazeres’. Tendo como temática o princípio do prazer, os alunos e as alunas dos cursos de Iluminação Cênica e Sonoplastia, produziram 24 obras entre fotografias, áudios e vídeos, que podem ser vistas em uma galeria virtual, nesta página virtual, a partir do dia 18 de outubro de 2021.

 

Para acessar a Mostra Prazeres, clique aqui. 

 

Segundo o coordenador da Escola de Tecnologia da Cena do Cefart, Geraldo Octaviano, um dos principais objetivos da mostra é potencializar a liberdade criativa dos alunos durante o processo de criação de suas próprias obras. “Uma das nossas propostas é garantir a autonomia dos alunos e alunas em seus processos de criação e execução. Os professores trabalham como orientadores e instigadores das obras. Mas é importantíssimo ressaltar que o processo criativo foi individual”, explica o coordenador.

Imagem da obra “Minimalismos de Prazer”, de Sara Marques.

A Mostra da Tecnologia da Cena ocorre nos finais de semestre dos cursos de formação profissional e têm como objetivo estimular a criatividade dos alunos, possibilitando uma experiência prática de criação de uma obra. “Os cursos da Escola contam com duas etapas: uma teórica, de fundamentos das disciplinas, e outra de aplicação prática desses ensinamentos. As Mostras são as execuções do que os alunos aprendem durante a sua formação inicial. É fundamental para o fortalecimento do curso e do conhecimento dos alunos”, destaca Octaviano.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a Mostra Prazeres. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio máster da CemigAngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

O prazer em imagens

Tendo como matéria-prima principal a iluminação, além dos prazeres pessoais como tema central, os alunos criaram obras audiovisuais com imagens estáticas ou em movimento. Para a aluna Ciça Rocha, autora da obra ‘Bruta Flor’, o processo de criação foi único e extremamente experimental: “No decorrer do semestre, a partir das atividades das disciplinas, fui experimentando diferentes formas de intervir com a luz nas plantas e, mais tarde, colocar meu corpo nessa conversa, até chegar ao vídeo. Dialogando com o tema dos prazeres, o vídeo explora o toque e a pele a partir da presença delicada, e por vezes áspera, das plantas”, revela a aluna.

Ciça ressalta ainda que a Mostra foi uma grande oportunidade de produzir e colocar em prática os ensinamentos recebidos. “Esse trabalho era super esperado por essa possibilidade de condensar, ao longo do semestre, os nossos aprendizados. O processo da Mostra nos aproxima da prática e debate de maneira mais intensa o fazer técnico e artístico”.

 

Rádio-Contos de Prazer

Em outubro de 2020, a Escola de Tecnologia da Cena promoveu um chamamento entre ex-alunos e ex-alunas, convidando-os a escreverem contos que seriam adaptados para o formato de áudio. A partir daí os alunos do Curso de Sonoplastia estabeleceram uma curadoria ampla e diversa na seleção de textos que poderiam ser transformados em Rádio-contos. Durante o processo de criação, os alunos tiveram a oportunidade de trabalharem a equalização e a mixagem do áudio, além de desenvolverem toda a trilha sonora. “Para mim, essa experiência foi incrível. Eu já trabalhava com música e sempre quis produzir trilhas sonoras. Consegui colocar tudo isso em prática nessa mostra. Nossa obra teve um processo criativo muito natural. Laysla e eu fomos conversando e percebendo no que encaixaria. Foi uma questão de compatibilidade entre os alunos e os professores”, relata Lorena Balbino, aluna do curso de Sonoplastia e autora da obra ‘Na língua do seu nome: la petite mort’, em parceria com a colega, Laysla Araújo.

 

Escola de Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) – A Escola tem como objetivo capacitar profissionais para as funções técnicas associadas a diversas linguagens artísticas. Estruturada de forma modular, conta com quatro módulos de formação ofertados semestralmente. No primeiro semestre são ofertados Iluminação e Sonoplastia. No segundo, Figurinista e Auxiliar de Cenotecnia. Além da carga horária obrigatória, os alunos podem optar por disciplinas de outras áreas de formação e que auxiliam no conhecimento das linguagens cênicas dos cursos ofertados pelo Cefart.

 

>>INFORMAÇÕES GERAIS<<

O quê? Prazeres | Mostra On-line do Cefart
 Quando? A partir 18/10
 Onde? Site da Fundação Clóvis Salgado
 Entrada? Gratuita
 Informações para o público (31) 3236-7400