Carregando...
DIPRONotícias

Mostra de Realidade Virtual ocupa a Galeria Aquário do Palácio das Artes

Como parte da programação do festival internacional Novembro Digital, o público poderá conferir a “Mostra de Realidade Virtual”, entre os dias 24 de novembro e 12 de dezembro, na Galeria Aquário do Palácio das Artes. A Mostra acontece pelo terceiro ano em parceria com a Fundação Clóvis Salgado.

Utilizando dispositivo de realidade virtual, quem passar pela mostra poderá assistir dois filmes: ‘’Meet Mortaza’’ (2012), de Joséphine Derobe, e “Un bar aux Folies Bergère’’ (2018), de Gabrielle Lissot. Os participantes terão uma experiência única dentro de cada uma das histórias e cenários.

“Meet Mortaza” conta a jornada de doze anos de um jovem que queria viver livre. A experiência apresenta ao espectador as lembranças de Mortaza, compartilhando sua intimidade, sonhos, dúvidas e lutas pela liberdade. Aos 24 anos, o protagonista teve que fugir de seu próprio país, o Afeganistão, porque foi condenado à morte pelas autoridades religiosas. Forçado ao exílio, por uma estrada perigosa e clandestina, Mortaza chegará à Europa para se juntar ao país que desejava pedir asilo: a França.

Já “Un bar aux Folies Bergère’’ leva o público a mergulhar na famosa pintura de Manet, em um cenário de quatro atos. O vídeo propõe uma experiência sob a percepção de dentro da mente do artista, de sua modelo Suzon, do cliente que a observa e de um visitante da Galeria Courtauld, onde o trabalho agora está exposto. Do olhar do artista ao do espectador, uma viagem na ebulição do Folies Bergère no final do século XIX.

Presente nos cinco continentes e em mais de 40 países, o festival internacional Novembro Digital celebra a criação digital sob todas as formas. Realizado em Belo Horizonte pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais e Aliança Francesa Belo Horizonte com o apoio do Institut Français, da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Centro Cultural Banco do Brasil, da Fundação Clóvis Salgado e do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal o público poderá conferir uma extensa programação online e presencial durante todo o mês de novembro, com participação gratuita.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a exposição “Assim como os jardins…”. A mostra tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da CemigAngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, e patrocínio prata da Vivo.  Todos os incentivos são via Lei Federal e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

>>INFORMAÇÕES GERAIS<<

O quê? Mostra de Realidade Virtual ocupa a Galeria Aquário do Palácio das Artes
 Quando? 24/11 a 12/12
 Onde? Galeria Aquário do Palácio das Artes
 Entrada? Gratuita
 Informações para o público (31) 3236-7400