Carregando...
DIART

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais volta às atividades com a série Sinfônica ao Meio-Dia

A Fundação Clóvis Salgado retoma a tradicional Série de concertos Sinfônica ao Meio-Dia, abrindo a programação 2022, com um repertório de grande sucesso. As apresentações acontecem nos dias 15 e 16 de fevereiro, ao meio-dia, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, sem a presença de público, mas com transmissão ao vivo pelo Canal da FCS no YouTube. O acesso é gratuito.

 

A regência fica por conta do Maestro Titular da OSMG, Silvio Viegas, e o programa conta com a interpretação de uma obra do maestro e compositor mineiro Rogério Vieira, Sinfonieta Solene (para metais & percussão). Também fazem parte do concerto as obras Fanfare, de Paul Dukas, Fanfare for the Common Man, de Aaron Copland, Strophe, de Johan Bartholdy, e a famosa Sinfonia Inacabada, de Franz Schubert. Segundo Viegas, a escolha do repertório seguiu duas premissas: a utilização de toda a Orquestra, respeitando os protocolos de segurança, e a escolha de um repertório interessante tanto para o público quanto para os músicos.

Viegas destaca que o concerto será dividido em duas partes. “Na primeira, os metais e a percussão da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais farão três obras escritas para esta formação, sendo uma delas composta especialmente para a OSMG: a Sinfonieta Solene, do compositor mineiro Rogério Vieira”, conta Viegas.

Já a segunda parte do concerto será executada em duas obras com cordas. “A primeira obra da segunda parte será com participação de piano, harpa e órgão: Strophe, do compositor Bartholdy. A segunda, para encerrar o concerto, será a Sinfonia Inacabada de Schubert, com uma formação clássica e que dará ao público o sabor de ouvir a OSMG em sua totalidade”.

Sinfonieta Solene – Rogério Vieira é graduado em Artes pela Escola Guignard, compositor autodidata, arquivista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e regente da Orquestra Jovem Vallourec. Estudou Música, Dança e Teatro nas escolas do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, e, posteriormente, lecionou Teoria e Percepção Musical nas mesmas escolas e em outros estabelecimentos e projetos pedagógicos.

A alegria de voltar ao palco – O concerto abre a programação 2022 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e mantém o mesmo repertório da apresentação Sinfônica Ao Vivo, que aconteceu em novembro de 2021 e marcou a primeira vez que todos os integrantes da OSMG estiveram juntos de forma presencial desde o início da pandemia. O maestro Silvio Viegas sente com clareza o desejo dos músicos de voltarem a se apresentar de forma presencial, apesar de todos os desafios. “Tocar obedecendo os protocolos de segurança muda muito

a percepção musical por parte da orquestra. Mas o desejo, a disposição e o empenho dos músicos em buscar fazer o melhor, se adaptando às exigências, mostra o quanto fazer música é importante para todos nós”, destaca.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a série Sinfônica ao Meio-Dia, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da CemigAngloGold AshantiArcellorMittal, UsiminasInstituto Unimed-BH¹, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

O patrocínio da Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

Programa: Sinfonieta Solene (para metais & percussão)

Rogério Vieira

Fanfare

Paul Dukas

Fanfare for the Common Man

Aaron Copland

INTERVALO

Strophe

Johan Bartholdy

Sinfonia Inacabada

Franz Schubert

 

>>INFORMAÇÕES GERAIS<<

O quê? Orquestra Sinfônica de Minas Gerais volta às atividades com a série Sinfônica ao Meio-Dia

Quando? 15/02 e 16/02 às 12h

Onde? YouTube da Fundação Clóvis Salgado  

Entrada?  Gratuita 

Informações para o público (31) 3236-7400

FONTE: FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO