Carregando...
CefartNotícias

3ª ETAPA DO PROGRAMA CAMINHOS DA ARTE

A programação é aberta ao público e será composta por uma solenidade com autoridades, feirinha de produtos locais e apresentações artísticas

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) / Palácio das Artes, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, realiza a abertura da 3ª etapa do programa Caminhos da Arte, no próximo dia 12 de março (sábado), de 10h às 15h, em evento na Estação Cidadania, localizada na cidade de Brumadinho (Rua A, nº 673 – COHAB). Às 11h, haverá solenidade com as presenças do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; da presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras; do Prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos; do Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho, Marcos Paulo de Andrade Amabis; além de representantes da Caterpillar e do Instituto Social Sotreq – iSSO e da diretora do Cefart, Marta Guerra. 

A programação do evento contará também com feirinha de produtos locais, apresentações artísticas – como a Big Band do Cefart – e o público presente terá a oportunidade de fazer sua inscrição nos cursos ofertados gratuitamente pelo programa, caso ainda haja vagas. 

Concebido e idealizado pela Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes, com o patrocínio da Caterpillar e do parceiro investidor Instituto Social Sotreq – iSSO, além do apoio da Prefeitura Municipal de Brumadinho, CAMINHOS DA ARTE é um programa humanístico de atuação cultural, artística, social e econômica, pautado na promoção de experiências criativas, artísticas e de desenvolvimento humano para a população de Brumadinho. Trata-se de uma iniciativa de promoção continuada de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para os moradores da cidade, estimulando a retomada gradual das atividades criativas presenciais, com o propósito de ampliar possibilidades para que jovens e adultos tenham vivências e atividades formativas artísticas.

Estação cidadania – Sala de contação de histórias

Nessa terceira etapa do programa são oferecidos sete cursos, somente para pessoas de Brumadinho e região, com 20 vagas para cada um, sendo eles: “DJ”, “Grafite”, “Iluminação”, “Design de Moda”, “Sonorização”, “Contação de Histórias” e “Interpretação para TV e Cinema”. Há também o curso de “Dança de Salão”, com 40 vagas divididas em duas turmas. Todas as atividades são 100% gratuitas e foram definidas a partir das demandas da própria população da cidade, feitas por meio de pesquisas.

INSCRIÇÕES: As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de março pelos sites: www.cdabrumadinho.com.br e www.fcs.mg.gov.br. Os resultados dos selecionados de cada curso serão enviados por e-mail/telefone aos alunos contemplados até o dia 15 de março. As aulas serão ministradas presencialmente, na Estação Cidadania em Brumadinho, entre os dias 19 de março a 21 de maio de 2022, sempre aos sábados. Cada curso terá carga horária total de 36h, sendo 4h por semana, com exceção do curso de “Dança de Salão”, que tem carga horária total de 18h, sendo 2h por sábado. Todos os materiais necessários serão fornecidos pelo programa Caminhos da Arte.

Estação cidadania – Sala curso de DJ

Confira abaixo uma breve descrição dos cursos de livre iniciação e capacitação e seus respectivos professores:

  • DJ: o curso oferece conteúdos de seleção, mixagem e sequência de músicas. 

Professores: Leandro Rallo e Paulo Nascimento. A dupla tem anos de experiência em discotecagem.

  • Grafite: o curso busca apresentar o grafite enquanto uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas, composta por desenhos e pinturas feitos em paredes, muros etc.

Professor Rogério Fernandes, artista piauiense radicado em Minas Gerais.

  • Iluminação: os participantes serão introduzidos ao ofício dos iluminadores envolvidos na criação, montagem e operação dos sistemas e projetos de iluminação.

Professores: Andreia Barbosa e Laila Gonçalves, do escritório Duas Ideias, e Cleverson Eduardo, um multi-artista que trabalha com iluminação desde 2006.

  • Dança de Salão: o curso tem como principal objetivo a iniciação dos alunos à dança, possibilitando o desenvolvimento da criatividade, da noção corporal, da musicalidade e da percepção do outro e de si.

Professora: Camila Magalhães, pós-graduada em dança e pesquisadora de dança de salão há quase dez anos.

  • Design de Moda: a partir de estudos de conceitos e fundamentos da moda, os alunos irão explorar as relações com o vestuário e com a história da arte, além de aprender sobre criação e customização de roupas e adereços.

Professor: Aldo Clécius, fundador da Agência F House de inovação e do Movimento mcm, com mais de 20 anos de experiência no mercado.

  • Sonorização: o curso apresentará os elementos necessários para a utilização do áudio em diferentes produções, desde a captação do som até o acabamento final.

Professor: Vinícius Alves, artista sonoro e técnico operador de som, designer sonoro de grandes espetáculos como os do Grupo Galpão e do Armatrux.

  • Contação de Histórias: o objetivo é introduzir as técnicas básicas como o uso de recursos vocais de modulação, a variação de intensidade da voz, o uso de onomatopeias para dar movimentos às palavras e ritmo à narrativa.

Professor: Luciano Luppi, ator e diretor de teatro desde 1969, já participou de mais de 70 peças teatrais, mais de 80 comerciais para televisão, filmes de longa-metragem, além de minisséries e novelas.

  • Interpretação para TV e Cinema: os alunos serão orientados a respeito do jogo de encenação em todos os aspectos, seja na TV, teatro ou cinema.

Professor: Luciano Luppi, mesmo professor da oficina de Contação de Histórias.

O programa Caminhos da Arte é realizado pela SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA / MINISTÉRIO DO TURISMO, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA, pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO, com o patrocínio da CATERPILLAR. Este programa tem também o INSTITUTO SOCIAL SOTREQ – iSSO como parceiro investidor, a PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADINHO como apoiadora e a APPA ARTE E CULTURA como co-realizadora.

ARTE QUE INSPIRA • ARTE QUE LIBERTA • ARTE QUE TRANSFORMA

O programa Caminhos da Arte tem como esferas norteadoras três princípios: Técnico – evidenciando o potencial de geração de emprego, renda e atividades econômicas; Artístico – que fomenta a expressão cultural e a inclusão social e de Bem-estar, como fator motivador da qualidade de vida humana. 

Baseando-se na arte e na educação como caminhos para o desenvolvimento individual e coletivo, o programa possui ainda três eixos conceituais: Arte que Inspira, Arte que Liberta e Arte que Transforma, que norteiam as atividades oferecidas. 

>>INFORMAÇÕES GERAIS<<

O quê? 
 Quando? 12 de março (sábado)
 Onde? Estação Cidadania – Brumadinho (Rua A, nº 673 – COHAB)
 Entrada? Gratuita
 Informações para o público cdabrumadinho@fcs.mg.gov.br
FONTE: Fundação Clóvis Salgado