Carregando...
Cultura

CONCERTOS NO PARQUE – TRECHOS DA ÓPERA ALEIJADINHO

FOTO: Paulo Lacerda

Após a empolgante e emocionante estreia da ópera Aleijadinho em Ouro Preto, que reuniu em torno de 3 mil pessoas em frente à Igreja de São Francisco de Assis, no Largo de Coimbra, a Fundação Clóvis Salgado apresenta trechos da montagem no retorno da série “Concertos no Parque”, no dia 8 de maio, que fará também uma homenagem às mães.

O acesso é gratuito, mas é necessário realizar cadastro pelo Sympla e apresentar cartão de vacina contra Febre Amarela e Covid-19.

A SÉRIE CONCERTOS NO PARQUE é realizada pelo  Ministério do TurismoGoverno de Minas GeraisSecretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado, e é correalizada pela APPA – Arte e Cultura. Tem como apresentadores do Programa o Instituto Unimed-BH¹ e a Cemig, como patrocinadores  ArcellorMittalAngloGold Ashanti e Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio do Instituto Usiminas.

¹O patrocínio do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o Turismo.

Essa montagem de Aleijadinho integra a programação do Ano da Mineiridade, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), projeto criado para celebrar os elementos que compõem a assinatura mineira, com suas tradições, costumes e histórias. O espetáculo é também uma das atrações da Via Liberdade, uma nova rota turística e cultural conectando Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e a capital do país, Brasília, por meio de ações e programas estratégicos ao longo da BR-040 e seu entorno, projeto também criada pela Secult.

Foto: Paulo Lacerda

A Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais, sob a regência de Silvio Viegas, apresentarão trechos da ópera Aleijadinho, com participação dos solistas: Johnny França (barítono) – Aleijadinho; Luanda Siqueira (soprano) – Joana; Mar Oliveira (tenor) – Manuel Francisco; Mauro Chantal (baixo) – Vicente Ferreira; Pedro Vianna (barítono) – Alvarenga Peixoto; Guilherme Moreira (tenor) – Tomás Antônio Gonzaga. No programa serão executados a Introdução – Lundu; o Dueto Joana e Manuel Francisco; o Final Ato I – Hino à Bandeira; a Oração de Aleijadinho; o Final Ato II – Encomenda dos Profetas de Congonhas; a Ária Joana e o Final.

Foto: Paulo Lacerda

A série Concertos no Parque, com Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais se traduz em outra forma de acesso do público à música erudita. Os concertos ocorrem nos mesmos períodos das óperas e, por isso, contam com apresentações de trechos da ópera produzida naquela ocasião pela FCS. Sob a batuta de seus regentes titulares ou de maestros convidados, a orquestra e o coro se juntam a renomados solistas e músicos para proporcionarem momentos de rara beleza ao público.

Informações

Local

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Horário

10h

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400