Carregando...
Cultura

CLUBE DA ESQUINA É ELEITO O MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA DA MPB

Participando das muitas manifestações e eventos dos 50 anos do Clube da Esquina, a APPA produziu matéria especial sobre o Clube da Esquina, seus fundadores e principal legado. Agora, dois meses depois, somando à nossa voz, a imprensa nacional divulga que o disco Clube da Esquina foi eleito como o melhor álbum da Música Popular Brasileira de todos os tempos. A votação foi realizada pelo podcast Discoteca Básica.

Gravado em 1972, o Clube da Esquina já inovava na forma, pois era um álbum duplo, fato raro em nossa MPB da época. Com canções marcantes e uma capa que se tornou um dos ícones da cultura nacional, as 21 faixas já emocionaram e continuam encantando os ouvintes.

Para chegar a essa conclusão, foram ouvidos pela equipe do programa, 162 especialistas de diferentes áreas ligadas à música, como jornalistas, youtubers, podcasters, músicos, produtores, entre outros, que elegeram o álbum de Milton Nascimento e Lô Borges o melhor de todos os tempos. No total, a lista de escolha incluiu 500 discos nacionais e, ao longo do segundo semestre de 2021, cada jurado fez uma seleção pessoal dos 50 melhores. É o maior levantamento desse tipo já feito no Brasil.

O resultado completo da votação será publicado no livro “Os 500 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos”. Para a produção do material, foi criada uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse. O responsável pelo projeto, o jornalista Ricardo Alexandre, criador do Discoteca Básica, tem o objetivo de arrecadar R$ 80 mil. A meta já foi 71% alcançada, já que, até o momento, R$ 57 mil foram arrecadados.

Confira a lista com os 10 melhores álbuns brasileiros de todos os tempos:

1) Clube da esquina (1972) – Milton Nascimento e Lô Borges

2) Acabou chorare (1972) – Novos Baianos

3) Chega de saudade (1959) – João Gilberto

4) Secos & molhados (1973) – Secos & Molhados

5) Construção (1971) – Chico Buarque

6) A Tábua de esmeralda (1974) – Jorge Ben Jor

7) Tropicália ou panis et circencis (1968) – Vários artistas

8) Transa (1972) – Caetano Veloso

9) Sobrevivendo no inferno (1997) – Racionais MC’s

10) Elis & Tom (1974) – Elis Regina e Tom Jobim