Carregando...
Cultura

ACERVO CENOGRÁFICO DA ÓPERA ALEIJADINHO COMEÇA A SER REGISTRADO

Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado, da Fundação Clóvis Salgado, vai identificar as peças do figurino da Ópera Aleijadinho

 

Com o fim da primeira temporada da Ópera Aleijadinho, a maior produção artística do Fundação Clóvis Salgado dos últimos anos, as peças que compõem o figurino de época da Ópera começam agora a serem fotografadas e classificadas, para depois irem compor o acervo do CTPF da Fundação Clóvis Salgado.

O Centro Técnico de Produção e Formação é um espaço destinado à confecção e salvaguarda do acervo oriundo das montagens artísticas da Fundação Clóvis Salgado, como peças de teatro, óperas, musicais e grandes espetáculos.

O registro fotográfico do figurino da Ópera ficou por conta da fotógrafa da APPA – Arte e Cultura, Poly Arcebi. O registro ocorreu, nesta quarta-feira, 18 de maio, na Fundação Clóvis Salgado, onde a Ópera esteve em cartaz.

Sobre o trabalho inicial, a fotógrafa declarou “que esse registro é um trabalho mais técnico, que se tornou surpreendente pela beleza, riqueza de detalhes e acabamentos dos figurinos. Com certeza, houve uma pesquisa histórica aprofundada, buscando recriar o estilo de uma época. Tudo me surpreendeu muito, pois são muitas nuances e detalhes que fazem com que o meu trabalho de registro fotográfico transcenda o registro simplesmente; ele passa a ser a documentação de um grande acontecimento artístico, social e cultural”, declarou a fotógrafa.

A previsão é de que o acondicionamento e a catalogação do figurino da Ópera Aleijadinho sejam finalizados no próximo trimestre. Todas as peças catalogadas estão disponíveis para consulta no site do CTPF, na seção “Acervo” e alguns dos figurinos podem ser alugados mediante atendimento com hora marcada.

FOTO: Poly Acerbi