Carregando...
Iepha/MG

PALÁCIO DA LIBERDADE SEDIA ATRAÇÕES NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O público teve a oportunidade de participar de visitação guiada aos Jardins e apresentação de peça teatral gratuita 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, o Palácio da Liberdade esteve aberto à população para relembrar a importância de cuidarmos de nosso ecossistema. Em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o local foi sede de uma das ações integrantes da “Semana do Meio Ambiente 2022 – A corrida já começou: rumo a zero emissões!”

A grande atração da tarde foi o espetáculo “Monstro Lixo”, uma iniciativa conjunta do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e a Copasa. O espetáculo gratuito da Companhia de Teatro Candongas levantou uma reflexão importante sobre o manejo sustentável do lixo, consumo consciente e a importância da água.

Para Gustavo Bartolozzi, gestor da Companhia, o espetáculo foi pensado para gerar debates sobre o quanto nós produzimos resíduos exageradamente. “Precisamos ter consciência sobre a produção do lixo, mas estamos longe desse cenário. Daí a importância de falarmos sobre essa temática”.

A bancária Meire Avelino levou os dois filhos para assistir à peça. O mais velho, Gabriel Avelino, de 14 anos, afirmou que todos os dias devem ser lembrados como oportunidade para se pensar no cuidado com a natureza. “É uma forma de continuarmos seguindo rumo a um futuro sustentável”. Daniel Avelino, de apenas 7 anos, deu o recado: “A gente tem que jogar o lixo no lixo”.

Meire mora em Contagem e disse que a peça foi uma oportunidade para ver de perto o entorno da Praça da Liberdade. “Quis trazer meus filhos para conhecerem esses prédios históricos, pois não temos o costume de vir para essa região.” conta.

Renato Brandão, presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, também mencionou o fato e a importância da peça acontecer dentro do Palácio. “A abertura do Palácio para esse tipo de atividade nos remete a uma aproximação do público com o governo. E, na questão ambiental, principalmente, precisamos dessa interface com a sociedade, precisamos que ela esteja próxima ao poder público para debater as questões ambientais”. 

Além do espetáculo teatral, as comemorações contaram com visita mediada aos Jardins do Palácio. E até o dia 09 de junho, o público poderá visitar a Mostra de Orquídeas no Orquidário do Palácio da Liberdade. Diversos expositores da Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte (SOBH) estarão presentes, em uma ação em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Para conferir a mostra, os interessados podem retirar o ingresso de visitação aos Jardins, no link linktr.ee/appaarteecultura.

Os Jardins do Palácio

Em Belo Horizonte, a APPA – Arte e Cultura faz na mediação da gestão de seu espaços culturais ações de conscientização da preservação do Meio Ambiente, seja ele em área rural ou urbana, como acontece semanalmente no Programa Receptivo e Educativo do Palácio das Artes, dentro do Circuito Liberdade. 

Lá, o visitante além de conhecer as muitas histórias e o acervo artístico e arquitetônico do Palácio da Liberdade, pode fazer também uma imersão em seus Jardins, conhecendo as obras de arte ali expostas e as preciosidades espalhadas na antiga residência oficial dos governadores do Estado de Minas Gerais.

As visitas gratuitas acontecem aos sábados e domingos. Os ingressos são disponibilizados às quintas-feiras em www.sympla.com.br/appa

É necessário apresentar-se à recepção com 15 minutos de antecedência do horário agendado.

Atenção:

Clique aqui para checar as regras de visitação. O não atendimento a elas pode inviabilizar sua visita.

A retirada de ingressos é obrigatória para crianças a partir de dois anos de idade.

A entrada para o público é realizada pelo portão da Avenida Cristóvão Colombo.

Só retire seu ingresso se tiver certeza que poderá comparecer no dia e horário selecionados. Lembre-se de que as vagas são limitadas e outras pessoas também podem estar interessadas em realizar a visita.

Mais informações:

pl.educativo@appa.art.br 

appa.art.br/palaciodaliberdade  

FOTO: Poly Acerbi