Carregando...
Cultura

AFROMINEIRIDADES TERÁ ÚLTIMA RODADA EM BELO HORIZONTE

Cultura Afro

Com o tema central de Afromineiridades, o Programa de Proteção da Cultura Afro em Minas Gerais finaliza uma série de eventos realizados no primeiro semestre deste ano. A última rodada será dividida em três etapas: nos dias 25, 26 e 29 de junho.

As discussões dessa rodada giram em torno do Seminário “Registro Estadual dos Reinados e Congados de Minas Gerais como Patrimônio Cultural Imaterial”. O formato do evento será híbrido.

No dia 25 de junho, às 11h e às 15h, o Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, gerenciado pela APPA – Arte e Cultura, recebe os participantes para uma visita mediada ao Palácio da Liberdade com enfoque na exposição “Leituras Negras e Africanidades”, de curadoria de Josemeire Alves Pereira e Lisandra Mara Silva. Trata-se de um convite para a reflexão sobre as referências culturais negras na memória e na história de Belo Horizonte. Referências estas recorrentemente apagadas nas narrativas oficiais sobre a cidade. Para a visitação, é necessário retirar ingressos no link: www.sympla.com.br/produtor/appa.

Já no dia 26 de junho, a partir de 9h, o Programa Receptivo e Educativo da Fazenda Boa Esperança, também gerenciado pela APPA – Arte e Cultura, recebe as lideranças dos reinados e congados da cidade de Belo Vale e adjacências para o Fórum de Escuta para Salvaguarda a ser realizado na sede da própria Fazenda.

Por fim, no dia 29 de junho, o evento será totalmente em formato virtual. A mesa temática intitulada “Políticas públicas de patrimônio cultural para Reinados e Congados em Minas Gerais” será transmitida pelo canal do YouTube da APPA: www.youtube.com/c/APPAArteeCultura

No mesmo dia, acontece um Fórum de Escuta fechado para representantes do segmento. Para o Fórum, também é necessário retirar ingressos pela Sympla: www.sympla.com.br/produtor/appa.

AFROMINEIRIDADES

O Projeto Afromineiridades é uma importante iniciativa para compreender e reconhecer a complexidade das contribuições dos grupos de matriz africana que formam as culturas mineiras. 

A partir do Programa de Proteção da Cultura Afro em Minas Gerais, será proposta uma série de eventos, debates e interações com lideranças políticas, intelectuais negros, comunidades quilombolas e povos de terreiro. O objetivo é possibilitar caminhos para melhor entendimento dos conhecimentos afrodiaspóricos que trazem especificidades em relação aos saberes especializados, manifestações culturais, cosmovisões e modos de vida específicos. 

Trata-se de um momento ímpar para escuta e diálogo com mestres e mestras das culturas provenientes da ancestralidade africana de modo a balizar e criar novas estratégias para as ações de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural de Minas Gerais.

O Programa esteve dividido em quatro ações que vêm ocorrendo desde março e se estenderão até junho de 2022, sendo elas:

  1. Lançamento do Programa de Proteção da Cultura Afro em Minas Gerais – Afromineiridades;
  2. Seminário sobre a proposta de Registro Estadual dos Reinados e Congados de Minas Gerais como Patrimônio Cultural Imaterial;
  3. Seminário sobre a proposta de Registro Estadual das Comunidades Quilombolas em contexto urbano de Minas Gerais como Patrimônio Cultural Imaterial;
  4. Seminário sobre a proposta de Mapeamento dos Povos e Comunidades de Terreiro de Minas Gerais.

 

Programação – 25 de junho – sábado

11h e 15h – Visita Mediada – Tema: “Leituras negras e Africanidades”

Local: Palácio da Liberdade

Necessário retirada de ingresso no link www.sympla.com.br/produtor/appa.

 

Programação – 26 de junho – domingo

9h – Fórum presencial – Reunião de lideranças dos congados de Belo Vale e adjacências

Local: Fazenda Boa Esperança, Belo Vale, MG

 

Programação – 29 de junho – quarta-feira

9h30 às 11h30 – Mesa Temática “Políticas públicas de patrimônio cultural para Reinados e Congados em Minas Gerais”
Local: transmissão aberta pelo canal do YouTube da APPA: www.youtube.com/c/APPAArteeCultura

14h às 16h30 –  Fórum de Escuta

Local: plataforma de transmissão fechada. Direcionado para representantes do segmento. Para o Fórum, é necessário retirada de ingresso no link www.sympla.com.br/produtor/appa