Carregando...
Patrimônio Cultural

ÚLTIMO MÊS PARA VOCÊ APRECIAR A EXPOSIÇÃO “HINOS DO BRASIL” 

Exibição das partituras dos hinos nacionais brasileiros no Palácio da Liberdade vai até o dia 30; ingressos podem ser retirados, nesta quinta, na plataforma Sympla 

Agosto é o último mês de exibição da exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”, que apresenta aos visitantes 13 partituras originais de hinos brasileiros, entre elas as do Hino Nacional, da Bandeira, do Hino da Independência e do Hino da Proclamação da República. Os documentos que em abril deixaram pela primeira vez a Biblioteca da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) podem ser contemplados até o dia 30.

Mas é preciso alertar o visitante de que a exposição não estará completa neste mês. Os documentos estão passando por um rodízio para serem restaurados no Arquivo Público Mineiro (APM), de acordo com a parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e a UFRJ. Dois dos hinos citados o Nacional e o da Independência já estão na instituição para serem recuperados antes de serem encaminhados para Brasília.

A programação de visitação do Palácio da Liberdade, no entanto, não será alterada. Neste fim de semana, especialmente, acontece a troca da guarda, que foi retomada desde o ano passado. Ela acontece no primeiro domingo de cada mês. Com inspiração na troca da guarda da rainha, em Londres, no Reino Unido, o evento começa às 10h, dura cerca de 45 minutos, conta com a Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais e virou atração turística.

Nas  Visitas Mediadas aos jardins do Palácio da Liberdade desde abril, continua a atividade lúdica “Caça aos Detalhes”. Na brincadeira, os pequenos têm o desafio de, por meio de fotografias compartilhadas de detalhes da fachada e dos jardins, descobrir os pontos apresentados pelas imagens. Já incorporado à visitação, o “Caça aos Detalhes”  tem horários pré-definidos, às 10h30 e às 14h30.

Ao acessar a plataforma Sympla, o visitante tem a opção de escolher entre o “Caça aos Detalhes”, a “Visita Mediada aos Jardins” e o tour pelos jardins e pelo interior da edificação, com passagem pela exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”, no Salão de Banquete.

Ao escolher a visita aos Jardins, o interessado também pode acessar a Sala de Cinema e assistir a um filme que conta, com imagens de época, a história da capital mineira e as etapas de construção do Palácio, que foi inaugurado em 1898 para ser a sede administrativa do governo e residência oficial dos governadores de Minas Gerais.

Nesses tempos de flexibilização dos protocolos sanitários, o Receptivo e Educativo do Palácio, gerenciado pela APPA Arte e Cultura, também recomenda o uso de máscaras durante toda a visitação. Portanto, leve a sua!

SERVIÇO

– Visita ao Palácio da Liberdade: acesso ao interior do edifício, aos jardins e à exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”: dias 06/08 (sábado), de 10h às 16h; e 07/08 (domingo), das 11h às 17h.

– Visita aos Jardins (acesso somente aos jardins e à Sala de Cinema): dias 06/08 (sábado), de 10h às 16h; e 07/08 (domingo), das 11h às 17h.

– Visita Mediada aos Jardins: dias 06/08 (sábado) e 07/08 (domingo), às 13h30.

– “Caça aos Detalhes”: dias 06/08 (sábado), às 10h30 e 14h30; e 07/08 (domingo), às 14h30.

Retirada de ingressos:  www.sympla.com.br/appa, a partir de 04/08 (quinta-feira).

* Visitação Escolar e Educativa: dias 10/08 (quarta) e 11/08 (quinta). A atividade ocorre por agendamento prévio. Informações pelo e-mail para pl.educativo@appa.art.br.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER EM SUA VISITA AO PALÁCIO:

* Visite o site do Palácio (https://palaciodaliberdade.com.br/regras-de-visitacao/) para checar as regras de visitação, porque a pandemia ainda não acabou.

* É obrigatório o uso de máscara durante a visita, portanto, leve a sua. O Receptivo do Palácio não disponibiliza máscaras;

* A retirada de ingressos é obrigatória para crianças a partir de dois anos de idade;

* A entrada para o público é realizada pelo portão da avenida Cristóvão Colombo;

* A visitação tem duração média de 50 minutos e está aberta a públicos de todas as idades;

* Só retire seu ingresso se você tiver certeza que poderá comparecer no dia e horário selecionados.

Mais informações:

pl.educativo@appa.art.br

palaciodaliberdade.com.br