Carregando...

Inscreva-se para receber um lembrete no dia de cada evento.
As transmissões acontecerão pelo canal no YouTube.

INSCREVA-SE

01/07 – 19H

ZUENIR VENTURA & MAURO VENTURA EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

Num diálogo entre duas gerações, pai e filho trocam ao pé do ouvido confidências da longa intimidade com a literatura e o jornalismo. A palavra une os Ventura na capacidade de ler criticamente o mundo. Neste encontro, eles falam ainda das influências mútuas e compartilham com os leitores as surpresas que flagram no convívio com os outros, seja pela análise da violência, seja pelo registro amoroso das desventuras da vida urbana.
 
 

06/07 – 19H

Encontro 1 das Academias de Letras das cidades participantes

Houve um tempo em que o reconhecimento de qualquer erudição dependia da inserção e reconhecimento de pertença a um destes santuários da cultura reconhecida como tal. Hoje depende de como abrir suas portas àqueles que estão longe da tradução que a literatura e as artes fazem da realidade. Uma importante ocasião para se conhecerem e trocarem letras e vozes os que têm uma missão como a de convocar seus conterrâneos a pensar criticamente a vida social.
 

08/07 – 19H

MARTHA MEDEIROS & LEILA FERREIRA EM UBÁ

O mundo da palavra escrita e a entrevista aproximaram estas duas jornalistas e comunicadoras de um público amplo, para além das crônicas e programas de TV. Tendo a delicadeza e leveza como marcas de perspicácia de seu olhar feminino, estas mulheres acumulam prêmios e traduções para outras línguas ao lado da admiração de outros escritores. Sua conversa nas telas de Grandes Escritores mostra como a sensibilidade vira instrumento verbal para conhecer a si e ao outro.
 
 

13/07 – 18H30

Oficina 1 de Literatura (Contadores de Histórias)

Quem resiste a uma boa história? As histórias são o modo não apenas de contar,
mas de dar identidade a pessoas/personagens que se constituem simbolicamente
em expressão de tempo e espaço de uma cultura. Quem não ouve histórias sabe
menos do mundo. Venha entender o porquê.
 
 

15/07 – 19H

JOSÉ SANTOS & SELMA MARIA EM CATAGUASES

Quem gosta de linguagem lúdica, crianças e brinquedos não pode perder este diálogo entre escritores experientes e premiados nos dois lados do Atlântico. Seus livros de literatura infantil e o conhecimento que detêm sobre a infância são premiados pela crítica mas, sobretudo, pelos pequenos leitores: eles têm consagrado as histórias contadas por ambos, parceiros em projetos que envolvem também a pesquisa de cultura popular.
 
 

22/07 – 19H

ELIANA YUNES & LUIZ HUMBERTO FRANÇA EM JUIZ DE FORA

O que permite a formação de um pensamento crítico, atualizado cotidianamente, é a condição leitora; ela permite abrir novos horizontes no conhecimento do mundo para além do que este parece ser. Além da viagem pelo espaço, levando a outras culturas e perspectivas de vida, a leitura concede o deslocamento no tempo, ao encontro de vidas surpreendentes e histórias de povos que já desapareceram. Quem lê acrescenta experiência à sua vida e a de quantos estão a seu redor. Este é um papo pra gostar de ler.
 
 

29/07 – 19H

Marina Colasanti & Ignácio de Loyola Brandão em Leopoldina

Ambos começaram como jornalistas, Mariana Colasanti e Ignácio de Loyola Brandão, e as aproximações não terminam aí. Apesar de estilos muito diferentes, tornaram-se cronistas, foram editores, ganharam prêmios importantes e estão traduzidos para muitas línguas. No entanto, se a crônica e o conto os aproximam, assim como a escrita para crianças, Marina tem uma veia poética em tudo o que escreve, enquanto Ignácio é dono de um “realismo feroz”. Bingo!